Ria de Aveiro

A paixão que nos une

..

Sobre a Ria

Ao longo dos seus 45 kms, a Ria, foz do rio Vouga, é uma das mais belas paisagens de costa em Portugal.

A Ria de Aveiro é perfeita para ver e sentir.

Se procura boas aventuras ou momentos de relaxamento o difícil vai ser escolher.

Visitar ilhas, ruas, salinas e praias. Ver a fauna e a flora através de percursos pedonais ou conhecer os segredos da região.

Ria de Aveiro

Da Ria nasceu e multiplicou-se um conjunto de setores e atividades indispensáveis ao desenvolvimento da região.

Desafiamos a criar uma experiência à sua medida e que corresponda à sua expectativa, podendo fazê-la sozinho, acompanhado ou família.

Mergulhe nos seus 45kms

Arraste para mover

Rio Cáster

O rio Cáster nasce na freguesia de Sanfins (Santa Maria da Feira) mas depressa corre para sul, atravessando grande parte do concelho de Ovar. É uma artéria natural, de margens verdes, que cruza de alto a baixo a cidade de Ovar e está intimamente ligado à história da localidade. O Parque Urbano de Ovar foi criado ao longo das suas margens, um amplo espaço naturalizado de ligação da cidade ao rio, de diversão e lazer, e importante para a biodiversidade em meio urbano. Desemboca na Ria de Aveiro, perto da Moita, sendo que o seu troço final é também conhecido como Esteiro da Vagem, tendo sido usado como via de transporte de mercadorias e de acesso à Ria pelas embarcações de pesca. Toda a área da foz do Cáster, um entrelaçado de campos agrícolas e de sapal, é extremamente rica em biodiversidade, tanto de flora como de fauna.

Rio Gresso

Um rio inconstante, dependente da pluviosidade para criar o seu caudal, desce furiosamente pelas encostas, formando várias quedas de água. A força das águas, que descem mais de 700m ao longo do seu curto percurso (7 km), terá estado na origem do outro nome dado ao rio – Rio Branco – devido à cor das águas revoltosas. O rio Gresso nasce no cimo da Serra de Salgueiros/Arestal, a quase 800m de altitude e termina no rio Vouga, perto da povoação de Amiais (Couto de Esteves, Sever do Vouga). Alimentou em tempos muitas azenhas, em que a água era conduzida por levadas de pedra. Tanto as azenhas, como as levadas, ainda estão presentes no seu curso, uns em bom estado, outros em ruínas. As duas cascatas do rio Gresso, ambas perto da aldeia de Sanfins, são igualmente bons locais para o descobrir. Ainda subsistem imponentes castanheiros nas suas margens, relíquias que sobressaem no formoso bosque ripícola. As margens do rio são também habitat para o Lagarto-de-água e a Salamandra-de-pintas-amarelas, e no seu leito convivem o Melro-de-água e a Lontra.

Rio Alfusqueiro

É o principal afluente do Rio Águeda na sua margem direita, por oposição ao Cértima na margem esquerda, percorrendo quase 50 km desde a sua nascente, principalmente por vales xistosos, até encontrar o rio Águeda, em Bolfiar. O Rio Alfusqueiro nasce na Serra do Caramulo, no concelho de Vouzela (perto de Carvalhal de Vermilhas), e leva água – e vida – a muitas vilas e aldeias de Oliveira de Frades, Sever do Vouga e Águeda. Os vários parques e praias fluviais, entretanto, criados, são uma ótima forma de descobrir este rio. Outra possibilidade é fazer um desvio até Lourizela, de onde parte um trilho circular marcado, que nos leva a conhecer as ruínas dos moinhos de pedra do Alfusqueiro, os engenhos parados no tempo de uma antiga mini- hídrica e a beleza natural dos seus bosques ribeirinhos.

Rio Vouga

O rio Vouga é o mais importante tributário da Ria de Aveiro, sendo este também uma das principais barreiras físicas que estruturam a paisagem na região. Inicia o seu percurso na Serra da Lapa, a 930 metros de altitude, e percorre uma paisagem montanhosa e florestal cobrindo uma distância de 148km, em direção a Oeste. No seu curso final banha terras baixas e férteis, aproveitadas para fins agrícolas e pecuários e sectores naturais formados por salgueirais e amiais. Termina o seu curso na Ria de Aveiro, onde alimenta inúmeros canais, zonas pantanosas, alguns arrozais e milheirais, mas também zonas de sapal. Este mosaico paisagístico alberga uma grande variedade biológica, da qual se destaca o grupo das aves, pela sua fácil observação, e os peixes, que nesta mescla de águas encontram as condições ideais para crescerem.

Rio Cértima

Este é um dos mais relevantes afluentes do Rio Águeda, percorrendo 43 km desde a sua nascente em Casal de Camba e atravessando cinco concelhos do distrito de Aveiro: Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro e Águeda. Inicialmente o rio é mais estreito, mantendo uma galeria ripícola formada por freixos, salgueiros e choupos. A sua metade final, entre Aguada de Baixo (Oliveira do Bairro) e a sua foz, em Requeixo (Aveiro) acontece em cotas mais baixas e terrenos planos, formando longas várzeas inundáveis nas suas margens. Estes campos férteis têm uma longa história de aproveitamento agrícola, tradicionalmente para a cultura de arroz. São muito frequentados por cegonhas-brancas e várias espécies de garças que aqui procuram anfíbios, peixes e insetos para se alimentar. Logo depois, as suas margens alargam-se, formando a vasta lagoa da Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica, de grande beleza e importância ecológica.

Ria de Histórias

Ria de Todos

Livro Barco Moliceiro – Uma herança da Ria de Aveiro

2025 será o ano decisivo para a classificação do “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” como Património da Humanidade.

Assinalando o caminho feito e contando a história e testemunhos até à inscrição na UNESCO, a Comunidade Intermunicipal apresentou no Congresso 2025 uma publicação-resumo da candidatura.

Este percurso teve início na Comunidade Intermunicipal em 2019, com o “Relatório sobre Boas Práticas e Orientações para a Certificação do Patrimónios na Região de Aveiro”, que serviu de base à decisão, face à preponderância histórica e autenticidade, à sua classificação na vertente imaterial.

Um marco significativo ocorre em 2022, com a inscrição no Inventário Nacional do Patrimônio Cultural Imaterial, como registo de salvaguarda urgente, em articulação com a Direção-Geral do Património Cultural.

De seguida, foi objetivo da operação iniciar o processo de candidatura para inscrição na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Pretendeu-se criar o compromisso de todos na região para a maior valorização e preservação do bem, mas também criar um novo produto turístico, com elevado potencial promocional e comunicacional à escala internacional.

Focou-se o grupo de trabalho, em sintonia com as orientações da Direção Geral do Património Mundial e da Comissão Nacional da UNESCO, na articulação com os agentes e entidades representativas da região, bem como com a comunidade local.

Após um exigente processo de avaliação, a candidatura foi a única selecionada para representar Portugal em 2025 no âmbito internacional.

A decisão será anunciada na 20.ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorrerá em dezembro próximo, na Índia.

Se a candidatura for bem-sucedida, tornar-se-á o décimo elemento português a integrar a prestigiada lista da UNESCO. E o primeiro da Região Centro de Portugal.

É com enorme satisfação que disponibilizamos a versão digital do livro “Barco Moliceiro – Uma herança da Ria de Aveiro”, com o objetivo de permitir o seu acesso a todos os interessados.

Livro_BarcoMoliceiro_2ed_2025

10 Setembro 2025 11h00

Ler Mais

RIA DE AVEIRO WEEKEND REGRESSA ENTRE 8 E 10 DE JULHO

11 Municípios celebram a Ria de Aveiro com uma agenda intermunicipal de eventos gratuitos.


*Grande Regata dos Moliceiros decorre no dia 9

*Música, cultura e tradição durante três dias

O Ria de Aveiro Weekend (RAW) está de regresso à Região de Aveiro, com um programa de eventos que convida a descobrir o território através da cultura, do património, das artes, da música, das festas e da gastronomia. Entre 8 e 10 de julho, os 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) celebram em rede a riqueza da Região nas suas mais diversas expressões, com particular enfoque no recurso turístico de maior relevância da região: a Ria de Aveiro.

Destaca-se a Grande Regata dos Moliceiros, um evento histórico e emblemático que se realiza no sábado, dia 9, e que terá um programa próprio de animação, nos pontos de partida e de chegada, com atividades musicais e educativas, que convidam o público a viver esta icónica tradição, na sua singularidade cultural e popular.

Abre a candidatura “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” a Património da Humanidade

Este ano, logo às 10h30, no agora ampliado Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco, na Torreira, Murtosa, será apresentada à comunidade local a candidatura “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” a Património da Humanidade. Segue-se o colorido Concurso de Painéis.
Às 14h30, a Grande Regata dos Moliceiros conta com 16 embarcações (a maior participação de sempre) que, de velas ao vento, prometem uma competição única, repleta de emoção e deslumbre no horizonte. A chegada a Aveiro, no novo Cais do Sal, prevista às 16h00, será acompanhada de uma parada de embarcações, com música ao vivo e animação, com entidades parceiras das Estações Náuticas da Ria de Aveiro. A Associação Náutica da Torreira coorganiza.

Promoção e ativação turística da Região, num programa de animação em rede

Para além da Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro, enquanto evento âncora, o RAW concentra durante três dias, numa iniciativa estruturada de promoção e ativação turística da Região de Aveiro, um programa de animação em rede.

Promovido pela CIRA, integra uma agenda de eventos intermunicipal, que se desdobra pelos 11 municípios em variedade de oferta e de sensações, percorrendo terras de Águeda e Albergaria-a-Velha, Anadia e Aveiro, Estarreja e Ílhavo, Murtosa e Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Consulte aqui o programa completo:
Programa Completo


Informação adicional em:

Facebook

Instagram

4 Julho 2022 11h00

Ler Mais

Arraste para mover

Cookies

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar o portal, concorda com a utilização de cookies. Ler mais